A Educação Infantil é oferecida as crianças com idade equivalente entre 2 a 5 anos e deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
- desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de suas limitações;
- descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- observar e explorar o ambiente com atitude e curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
- brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
A Educação Infantil da Escola Vicentina São Vicente de Paulo tem como finalidade proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar, o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da criança, ampliando suas experiências e conhecimento de mundo.
A abordagem pedagógica da educação infantil baseia-se na oferta de situações desafiadoras, estimulantes, significativas e criativas que propiciem a descoberta do mundo, do outro e de si mesma, através das quais, identidade e autonomia, valores humanos, ensino religioso, movimento, música, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, educação física, informática educativa, inglês e literatura infantil sejam aprendidos, enquanto se ensina também regras, valores, jogos e brincadeiras.
A avaliação na Educação Infantil ocorre por meio de pareceres de acordo com os eixos trabalhados no segmento:
♦ Eixo: Identidade, Autonomia e Ensino Religioso
♦ Eixo: Movimento, Música e Artes Visuais
♦ Eixo: Linguagem Oral e Escrita e Matemática
♦ Eixo: Natureza e Sociedade
A Educação Infantil se estrutura da seguinte maneira:
Nível II - 2 anos
Nível III - 3 anos
Nível IV - 4 anos
Nível V - 5 anos
Mari Rosa B. Zevericoski
Coordenadora Pedagógica