Educação Infantil: Objetivos

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A Educação Infantil é oferecida as crianças com idade equivalente entre 2 a 5 anos e deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

  • desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de suas limitações;
  • descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • observar e explorar o ambiente com atitude e curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade. 

 

A Educação Infantil da Escola Vicentina São Vicente de Paulo tem como finalidade proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar, o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da criança, ampliando suas experiências e conhecimento de mundo.

A abordagem pedagógica da educação infantil baseia-se na oferta de situações desafiadoras, estimulantes, significativas e criativas que propiciem a descoberta do mundo, do outro e de si mesma, através das quais, identidade e autonomia, valores humanos, ensino religioso, movimento, música, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, educação física, informática educativa, inglês e literatura infantil sejam aprendidos, enquanto se ensina também regras, valores, jogos e brincadeiras.

A avaliação na Educação Infantil ocorre por meio de pareceres de acordo com os eixos trabalhados no segmento: 

♦ Eixo: Identidade, Autonomia e Ensino Religioso

♦ Eixo: Movimento, Música e Artes Visuais

♦ Eixo: Linguagem Oral e Escrita e Matemática

♦ Eixo: Natureza e Sociedade

A Educação Infantil se estrutura da seguinte maneira:

Nível II - 2 anos

Nível III - 3 anos

Nível IV - 4 anos

Nível V - 5 anos

Mari Rosa B. Zevericoski

Coordenadora Pedagógica

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