Fundamental
extracurriculares

Quem Somos

A Educação Vicentina contempla três aspectos: é Escola, é católica e é vicentina. Em primeiro lugar define-se por aquilo que é e que se propõe a fazer: educar. Nesse âmbito comunica e desenvolve sua função social. Adjetivando essa premissa situa-se a confessionalidade, que lhe é própria e que singulariza a ação educativa empreendida. Comunicado em sua logomarca, o ser vicentino é dar as mãos, estudantes e educadores, comunidade educativa e sociedade, irmanados por um projeto comum que envolve valores, relações e aprendizados. A cor azul Royal simboliza a amplitude da missão da Educação Vicentina, acompanhada pela cor vermelha, símbolo do amor-caridade que move a presença e a ação da Comunidade Educativa Vicentina.

Proposta Pedagógica

A Pedagogia Progressista assumida pela Educação Vicentina visa a apropriação do conhecimento acumulado historicamente pela humanidade que, ao ser mediado pelo/a educador/a, promove a construção do conhecimento por meio de uma prática pedagógica competente e socialmente comprometida. A instituição educacional é vista como um local onde o conhecimento é sistematizado, socializado e mediado de forma não fragmentada, vinculado à realidade, proporcionando a ampliação das possibilidades culturais dos/as educandos/as. A ação pedagógica, por conseguinte, busca promover a prática de investigação, pesquisa, ensino e engajamento social, num processo criativo e dinâmico.

Níveis de Ensino

Os diferentes Níveis de Ensino presentes nas Instituições Educativas Vicentinas buscam promover um processo formativo integral com propostas contextualizadas para cada etapa de desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens presentes em nossas Instituições. Busca proporcionar as condições adequadas para estes possam aprimorar, qualificar e ampliar os conhecimentos e experiências vividas no contexto familiar, social, cultural.

A partir de seus contextos e sujeitos, o projeto educativo interage com o meio visando o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e espiritual dos/as educandos/as. Os referenciais teóricos e metodológicos assumidos nesse processo acompanham as reflexões contemporâneas, a legislação e diretrizes nacionais correspondentes a cada etapa.

Estrutura Física

Nossa escola conta com uma ampla e confortável estrutura, distribuídos nos seguintes ambientes:

Biblioteca, Cantina, Capela, Coordenação, Direção, Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática , Recepção, Secretaria, 20 salas de aula - Todas elas climatizadas e com equipamentos multimídia (Data-show ou televisores).

Pastoral Escolar Vicentina

A Pastoral Escolar Vicentina (PEV) é o setor responsável pelo planejamento, articulação e dinamização da ação evangelizadora tendo como referência o carisma institucional. Tal dimensão é constitutiva do projeto educativo vicentino e tem como horizonte a proclamação do Reino de Deus, revelado por Jesus de Nazaré e intuído a partir da vida e obra dos Fundadores, Luísa de Marillac e Vicente de Paulo.

A PEV tem como missão ser um espaço de cuidado e acompanhamento, educação da fé e serviço evangélico à toda comunidade educativa, em diálogo propositivo com a realidade sociocultural e religiosa da escola. Em sintonia com o Projeto Político Pedagógico, a ação pastoral se dinamiza em nível local e provincial, tendo os/as pastoralistas e a Equipe Provincial para referenciais para o processo de reflexão, operacionalizado em torno de eixos formativos e programas de ação.

Atividades extracurriculares

GINCAVI:
A Gincavi é uma gincana realizada anualmente com os alunos e engloba as diversas áreas do conhecimento, desde a arrecadação de alimentos, tampinhas e lacres de latinhas para doação até provas de conhecimento nos diversos componentes curriculares.

CONCURSO DE FRASES E CARTAZES SOBRE O MEIO AMBIENTE:
O concurso de frases e cartazes do meio ambiente tem por objetivo trabalhar o cuidado com o ambiente e a criatividade dos alunos na produção de desenhos e frases que visam o cuidado com o meio em que vivem.

AULAS DE APOIO:
Aulas de apoio de português e matemática às terças e quintas-feiras para as quatro turmas do Fundamental Anos Finais, no período de contraturno.

FUTSAL:
Segunda e Quarta-Feira.